sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PSICOPEDAGOGIA

IESP Psicopedagogia






















Fonte internet
Simaia Sampaio - pesquisa alunas IESP

1. O que é a psicopedagogia?
A Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.

2. Quem são os psicopedagogos?


São profissionais preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem, atuando na sua prevenção, diagnóstico e tratamento clínico ou institucional.

3. Onde atuam?

O psicopedagogo poderá atuar em escolas e empresas (psicopedagogia institucional), na clínica (psicopedagogia clínica).

4. Como se dá o trabalho na clínica?

O psicopedagogo, através do diagnóstico clínico, irá identificar as causas dos problemas de aprendizagem. Para isto, ele usará instrumentos tais como, provas operatórias (Piaget), provas projetivas (desenhos), EOCA, anamnese.
Na clínica, o psicopedagogo fará uma entrevista inicial com os pais ou responsáveis para conversar sobre horários, quantidades de sessões, honorários, a importância da freqüência e da presença e o que ocorrer, ou seja, fará o enquadramento. Neste momento não é recomendável falar sobre o histórico do sujeito, já que isto poderá contaminar o diagnóstico interferindo no olhar do psicopedagogo sobre o sujeito. O histórico do sujeito, desde seu nascimento, será relatado ao final das sessões numa entrevista chamada anamnese, com os pais ou responsáveis.

5. O diagnostico é composto de quantas sessões?

Entre 8 a 10 sessões, sendo duas sessões por semana, com duração de 50 minutos cada.

6. E depois do diagnóstico?

O diagnóstico poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo. O profissional poderá identificar problemas de aprendizagem. Neste caso ele indicará um tratamento psicopedagógico, mas poderá também identificar outros problemas e aí ele poderá indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.

7. E o tratamento psicopedagógico?

O tratamento poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico, ou poderá ser feito com outro psicopedagogo.
Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, o psicopedagogo utilizará recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras situações que forem oportunas. A criança, muitas vezes, não consegue falar sobre seus problemas e é através de desenhos, jogos, brinquedos que ela poderá revelar a causa de sua dificuldade. É através dos jogos que a criança adquire maturidade, aprende a ter limites, aprende a ganhar e perder, desenvolve o raciocínio, aprende a se concentrar, adquire maior atenção.
O psicopedagogo solicitará, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando-o a compreender estes erros.
Irá ajudar a criança ou adolescente, a encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem, organizando, assim, o seu modelo de aprendizagem.
O profissional poderá ir até a escola para conversar com o(a) professor(a), afinal é ela que tem um contato diário com o aluno e poderá dar muitas informações que possam ajudar no tratamento.
O psicopedagogo precisa estudar muito. E muitas vezes será necessário recorrer a outro profissional para conversar, trocar idéias, pedir opiniões, ou seja, fazer uma supervisão psicopedagógica.

8. Como se dá o trabalho na Instituição?

O psicopedagogo na instituição escolar poderá:

- ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar um plano de aula para que os alunos possam entender melhor as aulas;
- ajudar na elaboração do projeto pedagógico;
- orientar os professores na melhor forma de ajudar, em sala de aula, aquele aluno com dificuldades de aprendizagem;
- realizar um diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo ensino-aprendizagem;
- encaminhar o aluno para um profissional (psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo etc) a partir de avaliações psicopedagógicos;
- conversar com os pais para fornecer orientações;
- auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si;
- Conversar com a criança ou adolescente quando este precisar de orientação.

9. O que é fundamental na atuação psicopedagógica?

A escuta é fundamental para que se possa conhecer como e o que o sujeito aprende, e como diz Nádia Bossa, “perceber o interjogo entre o desejo de conhecer e o de ignorar”.
O psicopedagogo também deve estar preparado para lidar com possíveis reações frente a algumas tarefas, tais como: resistências, bloqueios, sentimentos, lapsos etc.
E não parar de buscar, de conhecer, de estudar, para compreender de forma mais completa estas crianças ou adolescentes já tão criticados por não corresponderem às expectativas dos pais e professores.



5 comentários:

  1. http://direitodeborafontes.wix.com/psicoead

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS! E SEJA BEM VINDOS!!! Você escolheu um curso PSICOPEDAGOGIA. Apresentação: PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
    Este curso define o papel de Psicopedagogia na Educação Escolar, tratando principalmente dos motivos do sucesso e do fracasso escolar, abordagem psicopedagógica com a família, tipos de comportamento, transtornos e distúrbios de aprendizagem, disfunção neurológica, transtorno da leitura, transtorno de cálculo, transtorno da expressão escrita, processo de inclusão, transdisciplinaridade, etc. APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO, VOCÊ RECEBERÁ SEU CERTIFICADO, até 600horas. Aqui você não tem que esperar para começar a aproveitar. E poderemos fazer o curso totalmente via e-mail. Ou na sede IESP INSTITUTO EDUCACIONAL SOCIAL DE PORTÃO. Rua Vera Cristina 3 Portão Lauro de Freitas Bahia CEP 42700.000

    ResponderExcluir
  3. Acesse internet e depois colocaremos aula no yuotub também, via seu amigo e os bate papo, tira dúvidas fia FACEBOOK, você tem um acesso direto com a professora pelo 71 92507844.

    Nossos CURSO DE Capacitação a partir CH 120 até Pós-Graduação de 600horas MINISTRAMOS CURSOS PRESENCIAIS E PALESTRAS
    http://direitodeborafontes.wix.com/psicoead

    Assim que terminar de preencher o formulário de matrícula. Como nossos cursos são feitos também pela Internet, ou se prefere no espaço NUCLEO DE ESTUDOS no Centro de Lauro de Freitas, todo o conteúdo está a seu dispor imediatamente no e-mail e no livro, se preferir mandaremos livro virtual.
    Autor(a): Educar PSICO
    A PSICOEAD Educar PSICO, utiliza métodos eficientes de Ensino e Aprendizagem, que proporcionam aos seus alunos, um conhecimento sólido e preciso dentro de sua área específica e trabalha todo material do Livro PSICOPEDAGOGIA da autora Débora Fontes
    www.google.com e veja (imagem deborafontesartes) (deborafontesliteratura) e conheça Débora Fontesno FACEBBOK – IESP (também) ou deborafontesfontes ou deborafontes

    ResponderExcluir
  4. Nossa turma de psicopedagogia presencial Capítulos deste curso:
    1. Transtorno ou Distúrbio de Aprendizagem
    2. Nos Transtornos de Aprendizagem
    3. Transtorno de aprendizagem ( dsm-iv)
    4. transtorno ou distúrbio de aprendizagem definição
    5. Critérios diagnósticos para o transtorno de leitura
    6. Critérios diagnósticos para transtorno da matemática
    7. critérios diagnósticos para transtorno da expressão escrita





    8. Outras características das crianças com transtornos de aprendizagem
    9. Prevalência do transtorno de aprendizagem
    10. Distúrbios no desenvolvimento da atenção
    11. Problemas no desenvolvimento na memória
    12. Problemas no desenvolvimento da linguagem
    13. Problemas no desenvolvimento na motricidade fina
    14. Problemas no desenvolvimento de outras funções
    15. Fracasso escolar, psicopedagogia e afetividade

    VantagensSaiba mais
     Aqui você não precisa esperar o prazo de compensação do pagamento para começar a aprender. Inicie agora mesmo e pague depois.
     O curso também é todo feito pela Internet. Assim você pode acessar de qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana o seu e-mail e solicitar para que eu possa estar enviando seu trabalho e responda da mesma forma.
     Se não gostar do curso você tem 7 dias para solicitar o cancelamento.
     O livro PSICOPEDAGOGIA será um suporte muito importante .

    Se você quiser solicitar o livro poderá telefonar ou enviar por e-mail seu ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA (Só entre amigos) ou local de trabalho para entrega do livro. Favor procure não Dar seu endereço de casa.

    ResponderExcluir
  5. Matricule-se agora neste curso online!
    Informe seu e-mail.
    Turma____ Turno ________
    Confirmação de Matricula
    Nº de Matricula _____________________

    Inicio___/___/___Curso PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR CH 600
    Local do curso – IESP Instituto Educacional Social de Portão
    O capacitando Sr. (a) SEU NOME:___________________________________________
    e-mail:
    Fone:
    Para o certificado NOME COMPLETO /RG e DATA DE NASCIMENTO. ENDEREÇO de contato falará pelo telefone ( ou onde deseja que enviar seu certificado).
    está regularmente matriculado, conforme as normas dos Estatutos da IESP
    Lauro de Freitas -Ba., ____/___/____

    ResponderExcluir